quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Um dos mais antigos puzzles de Xadrez

al-Adli (800-870) era considerado um dos melhores jogadores do mundo Árabe no século IX, ele era um aliyat (um Grandmaster).

Escreveu um livro de xadrez (Kitab ash-shatranj - Book of Shatranj), e embora o seu livro há muito que foi perdido, alguns dos seus problemas de xadrez, como mates, finais de jogo e sistemas de abertura sobreviveram até hoje.

O seu nome indica uma provável origem Turca e foi a primeira pessoa a classificar os jogadores de xadrez, sendo que identificava 5 classes de jogadores. Os melhores era os aliyat (Grandmasters), a segunda classe de jogadores eram os mutaqaribat ou (Próximos) e das restantes três classes pouco se sabe.

Categorizou também as aberturas de acordo com as posições e como exemplos, alguns dos nomes das aberturas eram: As Pedras do Faraó, A Velha, A Asa, A espada, O Ombro, etc.

Muito provavelmente al-Adli foi o primeiro a usar as coordenadas do tabuleiro para registar as jogadas, e também segundo consta foi o primeiro a descobrir e resolver o problema do

passeio do cavalo "Knights Tour". No seu livro existiam diagramas com o problema do passeio do cavalo.

Al-Adli foi o primeiro a compilar uma série de problemas ou puzzles de xadrez, chamados de mansubat, que dividiu em problemas de vitória, de empate ou problemas indefinidos.

Um dos mais antigos puzzles de xadrez de sempre é de al-Adli e é um mate em 3 jogadas, com as brancas a moverem.

Solução: 1.Nh5+ Rxh5 2.Rxg6 Kxg6 3.Re6#

Sem comentários:

Enviar um comentário