domingo, 22 de março de 2009

Como o xadrez chegou à Europa


A Rota da Seda percorrida por um afã buliçoso de comerciantes, aventureiros e guerreiros terá sido o meio pelo qual o jogo shaturanga (ver post "Génese do Xadrez") chegou à Pérsia, onde passou a ser designado por chatrang. (Os diversos caminhos usados na Rota da Seda são apresentados no mapa abaixo)


Na Pérsia existia uma sociedade próspera, em que o jogo chatrang teria sido muito praticado e disso existe referências nos textos escritos pelo poeta Firdusi durante a governação de Khusrau Nushirwan (531-578 d.C.). Acredita-se que o chatrang seria já uma versão modificada, apenas para dois jogadores.

Na região vizinha da Arábia, Medina, surge por volta do ano 622, uma nova religião - o Islão, que rapidamente vai adquirir características politicas e administrativas.

Estimulados pela nova fé, os muçulmanos muito rapidamente modificam toda a geografia política, há muito estabelecida desde o mundo asiático até ao Mediterrâneo. (Ver mapa abaixo)


A expansão do Islão, criou como nunca até ali, uma vasta comunidade em paz protegida pelas armas árabes, na qual a mistura entre povos e o comércio desde a China até a Península Ibérica floresceu. Criou-se assim uma sociedade brilhante, na qual a actividade intelectual desempenhava um papel central. A procura do saber dos Árabes era tão insaciável como a vontade de expansão e muito rapidamente foi alargada à história, à literatura, à medicina, à matemática, à geografia e ao direito. Muitos destes conhecimentos eram absorvidos a partir da cultura dos povos conquistados, que por essa via se reviam eles próprios no Islão.

Neste quadro o chatrang foi absorvido pela sociedade Árabe e passou a ter o nome de shatranj mantendo as peças características semelhantes, às pré-existentes na Pérsia. Sobre esse assunto, ver a mensagem "Um dos mais antigos puzzles de Xadrez", postada a 05/o2/2009 por RG.

Na tabela seguinte poderá ter-se uma indicação da evolução do nome e o carácter das peças de xadrez desde a Índia até aos países da Europa:

Sânscrito Persa Árabe Latim Espanhol Português Inglês
Raja Shah Malik Rex Rey Rei King
Mantri Vazir Wazir Regina Reina Rainha Queen
Gajah Pil Al-Phil Episcopus Alfil Bispo Bishop
Ashava Asp Fars Miles Caballo Cavalo Knight
Ratha Rokh Qalaah Rochus Torre Torre Rook
Padati Piadeh Baidaq Pedes Peón Peão Pawn

O xadrez chega a Espanha, a Portugal e ao sul da Itália à boleia da expansão do Islão, muito provavelmente antes do final do primeiro milénio da era Cristã.

Para a difusão do xadrez aos restantes países da Europa, muito contribuiu o regresso dos homens envolvidos na Guerra Santa na Palestina - os Cruzados.


Referências
[1] Mundo Islâmico, Esplendor de uma Fé, F. Robinson, Círculos de Leitores, 1992.
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_chess

1 comentário:

  1. ser xadrez é ter uma mente brilhante é ser paciente e até tolerante. aprender a joga xadrez foi umas das melhores coisas que pode aprender nessa vida.
    Um abraço de seu amigo Eduado.

    ResponderEliminar