terça-feira, 3 de março de 2009

Génese do Xadrez


Quando se observa serenamente as peças sobre o tabuleiro de xadrez surgem naturalmente algumas questões: quem, como e onde terá sido inventado este apaixonante jogo?

Estas questões não têm, hoje em dia, uma resposta sem controvérsia. As principais correntes de opinião nomeiam a China, a Índia ou a Pérsia, como as regiões de origens do jogo (ver referências no final do texto).

(crédito a http://history.chess.free.fr/enigma.htm)

O jogo de tabuleiro designado por Go ou xadrez chinês, que vários autores consideram ter aparecido várias centenas ou mesmo milhares de anos antes da era Cristã, seria o mais antigo predecessor do jogo. No entanto, não tem sido possível, até aos dias de hoje, a recolha de registos escritos ou outras peças arqueológicas suficientemente verosímeis e incontestáveis para sustentar esta corrente de opinião.


(crédito a http://www.stmoroky.com/games/chess/chess.htm)

O extenso livro “A History of Chess”, de Harold Murray publicado em 1913 sustenta a corrente de opinião, com mais simpatizantes actualmente, que indica a Índia como a região de origem do jogo de Xadrez. No séc. VI d.C. terá surgido nessa região um jogo de tabuleiro de 64 células designado por Shaturanga, um termo sânscrito que significa dividido em quatro partes. O Shaturanga, era jogado por quatro jogadores, cada um dos quais conduzindo um conjunto de 8 peças representativas do exército Indiano: um Elefante, um Cavalo, um Barco (ou um Carro representado as lutas marítimas ou fluviais e em terra) e quatro Infantes todos comandados por um Rei (Rajá). As peças seriam dispostas no tabuleiro como apresentado na figura acima, e os jogadores situados nos cantos do tabuleiro, na sua vez de jogar poderiam ter que usar um dado para sortear a peça do seu exército que poderia ser jogada (ver referências).

Todavia, os primeiros registos escritos e peças de Shaturanga foram localizados na Pérsia (Irão), daí a terceira corrente de opinião.

Assumindo, a Índia como a origem do jogo pode encontrar-se em diversos moradas electrónicas, o diagrama abaixo que sugere a difusão temporal e linguística do Shaturanga.


(crédito a http://hairulovchessmaniacs.blogspot.com/2007/09/malaysian-chess-history-part-1.html)

Será que se pode concordar com esta evolução temporal da difusão do xadrez?


Referências
a) http://www.thechesspiece.com/ChessHistorySamSloan.htm
b) Murray, H. J. R.,
A History of Chess, London: Oxford University Press, 1913.
c) http://www.mynetcologne.de/~nc-jostenge/
d) Santos, C.P.; Neto, J.P.; Silva, J.N.,
Índia – Shaturanga, Edimpresa, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário